Search
booked.net

Prefeitura de Manaus leva projeto de educação no trânsito a alunos da educação infantil na zona Norte

Foto: Arnoudo Andrade/ IMMU
*Da Redação Dia a Dia Notícia

Noções sobre sinalização, comportamento seguro nas vias e obediência às leis de trânsito foram as lições que a Prefeitura de Manaus, por meio de educadores do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), apresentou nesta sexta-feira (25/03) aos alunos do Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Melo Ferreira Almeida, no bairro Novo Aleixo, conjunto Águas Claras, zona Norte. A ação faz parte do projeto de educação de trânsito nas escolas públicas da cidade.

A atuação do setor de Educação do IMMU foi complementar ao projeto “Alfabetizando por meio das placas de trânsito”, idealizado por professores do Cime. De acordo com o diretor de Educação de Trânsito e Estatística do IMMU, Pedro Miranda, a participação do instituto apoia projetos já promovidos nas escolas do município.

“Este é mais um compromisso do IMMU: dar apoio a todas as atividades relacionadas à mobilidade urbana. Frisamos que informar as crianças sobre as regras de trânsito é de suma importância para melhorar a vida em sociedade”, ressaltou.

A professora de língua portuguesa, Vanessa Cardoso dos Santos, explicou que a ideia do projeto “Alfabetizando por meio das placas de trânsito” surgiu como uma estratégia para informar os alunos sobre as regras de trânsito.

“Nós pensamos em trabalhar metodologia e estratégia que fossem mais significativas aos alunos e, como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) determina o trabalho de temas contemporâneos na sala de aula, surgiu a ideia de unificar o tema trânsito com a alfabetização”, frisou a professora.

A equipe do IMMU apresentou aos alunos, por meio de atividades lúdicas e jogos pedagógicos, os itens obrigatórios dos veículos como o cinto de segurança, equipamentos dos ciclistas, equipamentos de segurança para motociclistas, além da vivência na faixa de pedestre.

Os alunos foram orientados sobre a mensagem do ‘‘sinal da vida”, gesto do pedestre que deve anteceder a travessia, e que foi reforçado pelos educadores.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.