booked.net

Prefeitura de Manaus atende 300 ocorrências durante período chuvoso

Prefeitura disponibiliza link com informações preventivas e alertas para comunidades. Foto: Marcio James / Semcom.

*Da Assessoria

Em meio ao enfrentamento ao novo coronavírus, causador da Covid-19, com a Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública decretados pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e ao período de anormalidade em decorrência das fortes chuvas, a Casa Militar de Manaus, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil, já atendeu, aproximadamente, 300 ocorrências registradas pela Central de Emergência 199, no período de 23/3 a 3/4. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira, 3, pelo Departamento de Operações do órgão.

Conforme o balanço apresentado, as maiores incidências foram deslizamentos, desabamentos e riscos de desabamentos, com maior concentração nas zonas Norte e Leste da cidade. Em ação conjunta com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) foram inseridas no Programa de Auxílio-Aluguel cerca de 100 famílias residentes em áreas de risco muito alto, com prioridades de remoção imediata.

“A Defesa Civil de Manaus sempre trabalha a parte preventiva, como determinado pelo nosso prefeito Arthur Neto, e em cima dessas atividades, atualizamos e verificamos o balanço das ocorrências dos últimos dez dias. Nesse balanço, a gente detectou 300 ocorrências registradas, destacando-se 100 situações de deslizamento, 64 de desabamento, e 62 de risco de desabar”, informou o secretário-executivo da pasta, Cláudio Belém.

Belém também ressalta que a Defesa Civil de Manaus, mesmo ao enfrentamento da pandemia, continua com os atendimentos emergenciais, monitoramentos das áreas de risco e a Central de Emergência 199, durante 24 horas. “Continuamos nossas ações emergenciais com todos os equipamentos necessários e tomando todas as medidas preventivas para a segurança dos servidores”, ressaltou.

Monitoramento

Além dos pluviômetros, o monitoramento nas áreas de risco da cidade, no período chuvoso é realizado diariamente pela Defesa Civil e conta com o reforço dos Núcleos de Proteção e Defesas Civis nas comunidades (Nupdecs), formados por voluntários.

A Sepdec também disponibilizou no site da Prefeitura de Manaus o novo canal de comunicação de prevenção do órgão. A ferramenta tem por objetivo repassar informações da Defesa Civil para a população, como avisos meteorológicos, cota do rio Negro e orientações básicas de situações de risco.

Ao realizar o cadastro, os usuários podem optar em receber as informações via SMS ou via WhatsApp. O link funciona 24 horas e para se cadastrar é só acessar o banner rotativo “Prevenção”, na página principal do Portal da Prefeitura de Manaus, ou, acessar http://cmmanaus.com.br/prevencao/ e preencher os dados solicitados. Os usuários de celulares cadastrados via SMS receberão uma mensagem direta e os já cadastrados, via WhatsApp, serão incluídos em um grupo da região de interesse.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.