*Exclusivo da Redação do Dia a Dia Notícia
A disputa pela Prefeitura de Presidente Figueiredo, distante 107 quilômetros de Manaus, tem quatro candidaturas registradas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A atual prefeita, Patrícia Lopes (União), disputa a reeleição com a popularidade ainda em recuperação, tendo como vice o ex-vereador Ricelli Pontes (PP), de quem foi adversária em 2020.
A chapa representa a coligação A Força da União que Vem do Povo, composta por 14 partidos: União Brasil, Progressistas, Republicanos, Partido Renovação Democrática (PRD), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Social Democrático (PSD), Solidariedade e as federações do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) com o Cidadania e do Partido dos Trabalhadores (PT) com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV).
O principal opositor é o ex-prefeito Fernando Vieira, vulgo Fernandão (PL), que concorre ao lado de Marcelo Palhano (DC). Chegando a liderar uma das pesquisas divulgadas em maio, a dupla representa a coligação Experiência e Trabalho em Presidente Figueiredo, formada por Partido Liberal (PL), Democracia Cristã (DC), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Podemos e Agir.
A disputa é complementada ainda pelo vereador Odimar Cipriano (PDT) e Joana Souza (PDT) e pelo atual vice-prefeito Anderson Leal (Novo), que rompeu com Patrícia Lopes ao longo do mandato, que concorre ao lado de Herwellyn Frota (Novo).