Manaus, quarta-feira 24 de junho de 2026
Pesquisar

booked.net

Postos de vacinação no Amazonas já utilizam dose injetável como reforço contra poliomielite

Foto: Divulgação
Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Os postos de vacinação no Amazonas já utilizam a dose injetável como reforço no esquema vacinal contra a poliomielite (paralisia infantil). A Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP) substitui a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP), conhecida como “gotinha”. A substituição segue a continuidade de processo de erradicação da doença em todo o país.

No Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pito (FVS-RCP), coordena as estratégias de vacinação e supervisiona as equipes de vacinação municipais para ampliação da cobertura vacinal que alcançou 94% em 2024.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a exclusão da famosa “gotinha” do esquema vacinal foi baseada em evidências científicas para proteção da doença. “A mudança está de acordo com o Ministério da Saúde que segue tendência mundial. Com a dose de reforço injetável, o esquema se torna ainda mais seguro”, disse.

O esquema vacinal anterior contra a poliomielite era formado por três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOP, a “gotinha”, aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Com a exclusão da VOP, é necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses.

“A vacina é segura e a única prevenção contra a paralisia infantil. Fazemos um chamamento para todos os pais e responsáveis que tenham crianças menores de cinco anos para comparecerem à unidade de saúde mais próxima e atualizar o esquema vacinal”, ressalta a gerente de imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Angela Desirée.

A vacina VIP, administrada via intramuscular, é gratuita e está disponível nos postos de vacinação dos 62 municípios do Amazonas.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.