*Da Redação Dia a Dia Notícia
O governador do Amazonas Wilson Lima (União) declarou apoio à reeleição de Jair Bolsonaro (PL) para a Presidência da República nas eleições de outubro deste ano. O chefe do executivo estadual fez a declaração em entrevista coletiva nessa quinta-feira (07/04).
A resposta do governador veio de um questionamento durante a entrevista sobre a aliança eleitoral de seu partido, o União Brasil, com outras legendas da terceira via. Ao lado de Cidadania, PSDB e MDB, o União busca viabilizar um único nome para concorrer à presidência.
“Esse foi um compromisso que eu assumi lá atrás com o União Brasil: o meu candidato à Presidência da República é o presidente Jair Bolsonaro, com quem eu tenho um alinhamento político”, disse Wilson
O governador afirmou que a aliança partidária “não muda em nada os compromissos” que havia assumido quando ingressou no União Brasil.
Partidos da terceira via prometem anunciar candidato único em maio
Terceira via: João Doria renuncia ao governo de São Paulo para concorrer à Presidência da República
Avante, União Brasil e PSD se tornam maiores bancadas do Amazonas
Recíproca em dúvida
Por outro lado, não há confirmação de apoio à reeleição de Wilson Lima por parte de Bolsonaro. Pré-candidato ao Senado pelo Partido Liberal e bolsonarista ferrenho, o coronel Alfredo Menezes chegou a declarar que o apoio do presidente estaria condicionado à escolha do vice na chapa de Lima.
Em uma entrevista, Menezes afirmou que se Bolsonaro apoiar Wilson Lima, o vice deverá ser do PL “doa a quem doer”. Contudo, o presidente estadual da legenda, Alfredo Nascimento, não confirmou tal afirmação.
As falas de Menezes vem pouco tempo depois de sua briga com o prefeito de Manaus David Almeida (Avante). A relação dos dois ficou estremecida após o vazamento de áudios do ex-superintendente da Suframa. Na gravação, Menezes se gaba de ter tirado David e a bancada amazonense do balcão de negociações com o governo federal.
Wilson Lima tem costurado o apoio do prefeito de Manaus à sua reeleição. A aliança eleitoral entre os dois estaria selada com a indicação do novo vice-governador por David Almeida. Um dos mais cotados à vaga, Sabá Reis (Avante) afirmou ao podcast Sim & Não que o apoio de David é mais importante que o de Bolsonaro.