*Da Redação – Dia a Dia Notícia
A morte do poeta amazonense Thiago de Mello, que ocorreu nesta sexta-feira (14), gerou grande repercussão nas redes sociais. Diversos nomes do meio político amazonense, artistas locais e órgãos públicos do estado prestaram suas homenagens e lamentaram a morte do poeta através de posts nas redes sociais. Natural do município de Barreirinha no interior do Amazonas, Thiago de Mello autor de Faz Escuro Mas Eu canto e de outras obras, inspirou diversos outros artistas.
O deputado federal Bosco Saraiva por meio do Twitter, declarou que o poeta é um dos nomes mais respeitados e influentes da Literatura Brasileira.
Hoje, aos 95 anos, o nosso Poeta da Floresta nos deixou.
Caboclo do Baixo Amazonas, nascido em Barreirinha, o poeta Thiago de Mello é um dos nomes mais respeitados e influentes da Literatura Brasileira. pic.twitter.com/ILvE0iHqNn— Bosco Saraiva (@boscosaraiva) January 14, 2022
Já o deputado José Ricardo, declarou que a morte de Thiago de Mello é uma grande perda para a cultura do Amazonas e do Brasil.
A morte do poeta Thiago de Mello é uma grande perda para a cultura do Amazonas e do Brasil. O autor do Estatuto do Homem vai fazer falta.
— Zé Ricardo (@ZeRicardoAM) January 14, 2022
O deputado federal Sidney Leite destacou que o poeta era uma amante da liberdade, da democracia, da vida e da Amazônia.
Aos 95 anos, Thiago de Mello nos deixou hoje, 14/01. Natural de Barreirinha, o escritor é considerado um dos poetas mais influentes e respeitados do Brasil. Era um amante da liberdade, da democracia, da vida e da Amazônia. pic.twitter.com/7QVZoZUQcQ
— Sidney Leite (@sidneyleite_) January 14, 2022
Para o senador Omar Aziz, o poeta deixa um verdadeiro legado para a literatura e história do país.
O grande poeta amazonense Thiago de Mello nos deixou nesta sexta-feira, 14/01. Filho de Barreirinha, município do interior do nosso Estado, o escritor deixa um verdadeiro legado para a literatura e história do nosso país. pic.twitter.com/BNVuZmDmtb
— Omar Aziz (@OmarAzizSenador) January 14, 2022
Através do Instagram, o senador Eduardo Braga também prestou sua homenagem ao poeta, destacando que Thiago de Mello era um homem de boa convivência e grande inteligência, deixando um vazio na cultura amazonense.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Senador Eduardo Braga (@eduardobraga_am)
O prefeito de Manaus, David Almeida, decretou três dias de luto pela morte do poeta e se solidarizou com familiares e amigos através das redes sociais. O governador do estado, Wilson Lima, também decretou luto oficial pelo falecimento do poeta. Através de suas redes sociais, destacou que Thiago deixa um legado de amor à arte.
No mundo artístico, diversos artistas lamentaram a morte do poeta, como a cantora Marcia Novo. “O grande poeta parte hoje para deixar muitas saudades e ensinamentos!”, destacou a cantora. Os perfis dos Bois Bumbá Garantido e Caprichoso no Instagram, também prestaram suas homenagens ao poeta.
A Academia Amazonense de Letras, da qual o poeta fazia parte há mais de 60 anos, se manifestou pelo falecimento do poeta e o chamou de ícone cultura.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Academia Amazonense de Letras (@academiadeletras.am)
Órgãos públicos como a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) e a Câmara Municipal de Manaus (CMM) também prestaram suas homenagens nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Assembleia do Amazonas 🎗 (@assembleiaam)
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Tribunal de Contas do Amazonas (@tceamazonas)
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Câmara Municipal Manaus (@camaramanausam)