*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) efetuou a prisão de Adílio Gonçalves do Nascimento, conhecido como ‘Loirinho’, encerrando o ciclo de buscas pelos envolvidos no assassinato do professor e psicólogo Manoel Guedes Brandão Neto. Adílio é apontado como o terceiro integrante do grupo que, em julho de 2025, montou uma emboscada para matar e roubar a vítima nos fundos da antiga cadeia Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus.
De acordo com o delegado Ricardo Cunha, a vítima residia no Centro de Manaus e acabou sendo atraída para uma emboscada no período da madrugada.
“O Manoel era conhecido por ser uma pessoa generosa que ajudava moradores em situação de rua, prestando-lhes assistência financeira e emocional, porém neste dia ele apresentava sinais de embriaguez, oportunidade esta que os criminosos aproveitaram para cometer o crime. Com essa ação a unidade especializada encerra o ciclo de prisões dos três principais suspeitos envolvidos no brutal assassinato desse professor”, explicou.
Conforme o delegado, as investigações apontam que o crime foi realizado de forma coordenada, pelos envolvidos que utilizavam a fachada de catadores de material reciclável para monitorar vítimas na região.
“Um dos autores que se chama José Carlos de Souza Neto, conhecido como “Sucata” ou “Lacraia”, iniciou a execução aplicando um golpe de estrangulamento no pescoço da vítima para asfixiá-la e retirar sua consciência. Logo, o Adenilson Medeiros Rocha, conhecido como “Bisteca” em conjunto com o Adílio Gonçalves, Loirinho, participaram diretamente da sequência do ataque para garantir que a vítima não recordasse a consciência, impedindo assim que eles fossem identificados por ela”, relatou o delegado.
A autoridade policial declara que após o assassinato, os pertences de Manoel foram subtraídos e seu corpo foi abandonado em uma cena de violência extrema nas proximidades da antiga cadeia.
“Essa é uma resposta das forças de segurança que agiu de forma contínua, com o primeiro capturado que foi o Adenilson Medeiros Rocha, preso por uma guarnição da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), no dia 22 de julho de 2025, logo após o crime. O segundo envolvido, José Carlos de Souza Neto, foi detido também pela Polícia Militar, no dia 20 de setembro de 2025. E por fim, a Polícia Civil localizou e prendeu o terceiro envolvido”, disse.
Depoimento
Após a captura do suspeito ele chegou a prestar depoimento inicial como testemunha, tentando dissimular sua participação no crime bárbaro ao fazer declarações públicas sobre o paradeiro dos outros, mas as investigações e os depoimentos dos outros suspeitos confirmaram sua atuação direta na morte do professor.
O delegado afirma que a conclusão das prisões deste caso reafirma o compromisso da PC-AM com a elucidação de crimes violentos na cidade. E destaca o relatório final, de que a manutenção da prisão preventiva dos envolvidos é necessária para impedir que continuem praticando assaltos e atentando contra a vida de pessoas inocentes.
Os autores vão responder pelos crimes de homicídio qualificado e roubo e ficarão à disposição do Poder Judiciário.
*Com informações da assessoria
