*Da Redação Dia a Dia Notícia
O repórter Joel Ferreira do Nascimento, conhecido como “Radar”, de um portal de notícias do município de Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros de Manaus), foi preso por envolvimento em um esquema criminoso que incluía associação criminosa, estelionato eletrônico contra idosos, furto qualificado por meio informático e extorsão.
Outro indivíduo, identificado como Elvis dos Santos Lima, também foi preso por participação nos crimes, enquanto outro homem, de 32 anos, conseguiu fugir. Os três atuavam em conjunto, com divisão de tarefas, para aplicar golpes em idosos. A ação foi realizada na quinta-feira (20/02).
De acordo com o delegado Everaldo Carneiro, da 47ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), as investigações começaram após a prisão de um homem por estupro na cidade. Ele permaneceu detido por um dia e, no dia seguinte, foi liberado em audiência de custódia. Durante seu interrogatório, solicitou a presença de um advogado, mas, como não conhecia nenhum, pediu permissão para fazer uma ligação.
O preso então entrou em contato com o repórter Joel, conhecido como “Radar”, que compareceu à delegacia acompanhado do homem, de 32 anos, que se apresentou como advogado.
“Após uma conversa, o suposto advogado cobrou R$ 3 mil pelo serviço. No entanto, nossos policiais alertaram o preso de que ele não aparentava ser advogado e recomendaram que não o contratasse. Por esse motivo, ele recusou a proposta”, explicou o delegado.
Canais de denúncia contra idosos
É importante denunciar qualquer suspeita de violência contra idosos. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, dos Direitos Humanos, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
Todas as denúncias são encaminhadas à DECCI, que investiga os fatos e adota as medidas cabíveis. Os Boletins de Ocorrência (BOs) podem ser registrados em qualquer delegacia, ou diretamente na DECCI, localizada na rua do Comércio, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul, ou pela Delegacia Virtual (Devir), acessível pelo site: http://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
– Disque 100 – Central Nacional de Direitos Humanos
– Disque 180 – Violência contra a mulher idosa
– Polícia Militar: 190
– Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (Av. Brasil, Compensa II – Zona Oeste) – (92)
3214-2269
– Ouvidoria da SEJUSC – AM: (92) 3212-5095 / 3212-9351
– Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa