*Victória Cavalcante – Dia a Dia Notícia
Nesta segunda-feira (06), a Polícia Federal (PF) foi acionada para iniciar as investigações do desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillip, colaborador do jornal The Guardian, e do indigenista Bruno Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai ), que viajavam pelo Vale do Javari, no interior do Amazonas.
De acordo com a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava) e o Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (Opi), o último registro que se tem dos dois viajantes foi na manhã desse domingo (05), na comunidade de São Rafael.
“As diligências estão sendo empreendidas e serão divulgadas oportunamente”, afirmou a PF em nota. A Funai realiza buscas desde a manhã desta segunda-feira (6), com três servidores e mais dois agentes da Força Nacional.
Além disso, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) garantiu que policiais militares e civis do Amazonas irão reforçar as buscas.
“Estamos com uma equipe de busca em Atalaia do Norte, com integrantes da Polícia Militar e Polícia Civil. Estamos em reunião para planejar o envio de uma equipe especializada para Atalaia do Norte para auxiliar nas buscas”, afirmou o secretário de Segurança, general Carlos Alberto Mansur.