*Da Redação Dia a Dia Notícia
O senador do Amazonas, Plínio Valério (PSDB), visitou nesta terça-feira (7) os amazonenses que foram detidos em Brasília (DF) pelos atos golpistas que aconteceram no dia 8 de janeiro. O parlamentar esteve na Papuda (prisão masculina) e na Colmeia (prisão feminina), onde estão presos cinco homens e duas mulheres pertencentes ao estado.
Estive no Centro de Prevenção Provisória II da Papuda (CPP II), em Brasília e na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF-Colmeia) para visitar os amazonenses presos após os atos do dia 8 de janeiro. pic.twitter.com/B69eibr64c
— Plínio Valério (@PlinioValerio45) February 7, 2023
De acordo com Plínio Valério, a intenção da visita foi vistoriar as instalações dos presídios, as condições dos presos e se todos estavam com acesso à defesa.
“Na realidade o tratamento dado é de cadeia. Todos estão sendo bem tratados e trouxemos conforto, conversamos e vamos ver o que podemos fazer pelos nossos conterrâneos. Eu asseguro a vocês, nenhum deles tem perfil de terrorista ou de bandido, nunca tiveram passagem pela polícia”.
O senador destacou ainda que quem cometeu qualquer ato ilícito, depredação de patrimônio público e invasão deve ser responsabilizado, mas que se garanta o direito à ampla defesa aos que não fizeram nada de errado e estão na cadeia injustamente.
Plínio Valério foi acompanhado do advogado Geovane Veras Pessoa e checou se todos os presos estão com advogado e quais deles possuem necessidades, como acesso à medicamentos, necessidade de comunicação com a família, comorbidades, filhos menores de idade, entre outros.
Os amazonenses presos disseram ao senador que muitas pessoas foram presas por estarem no acampamento na porta do Quartel General do Exército de Brasília e que não participaram de depredações.