Search
booked.net
Search
Close this search box.

PL que obriga órgãos da administração pública a ter tradutores em libras é aprovado

Divulgação

O plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, por unanimidade, nessa segunda-feira (23) o Projeto de Lei (PL nº 36/2021) que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de um intérprete ou tradutor de libras nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta no âmbito municipal, de autoria da vereadora Thaysa Lippy (Progressistas). Agora, o PL segue para sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

Aprovado, o projeto vai reafirmar a necessidade do cumprimento da Lei Federal nº 7.853, de 1989, que dispõe sobre a política nacional para a integração da pessoa com deficiência.

Além de beneficiar os cidadãos que vão aos departamentos públicos em busca de seus direitos, a proposta de Thaysa Lippy assegura o mesmo tratamento, aos surdos que têm, por lei, o direito de trabalhar nesses locais e, mais, promoverá a valorização desta profissão tão importante, que é a do intérprete ou tradutor da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Durante a votação no plenário, os vereadores Rodrigo Guedes (PSC) e Marcel Alexandre (Podemos) parabenizaram a vereadora pela propositura.

De acordo com o texto do PL, o contato com os deficientes auditivos, em muitos casos, causa constrangimentos, uma vez que, por não serem compreendidos e não compreenderem o que está acontecendo ao seu redor, pois os órgãos públicos não têm profissionais capacitados para este fim, acabam por se sentindo incapazes, desapropriados de seus direitos e da possibilidade de escolhas.

A proposta, segundo Thaysa Lippy, tem como intuito promover a inclusão social das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. “Com a aprovação do projeto, os intérpretes presenciais atenderão às pessoas com deficiência auditiva que necessitarem da sua interpretação com a Libras em local de fácil acesso e localização do público, na administração pública do município”, explicou a vereadora.

Atualmente, existe a Lei nº 2.650, de 10 de agosto de 2020, que assegura todas as informações e o direito de atendimento aos deficientes auditivos por meio da Libras em todas as agências bancárias e empresas prestadoras de serviços públicos no município de Manaus, mas não prevê nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do município.

De acordo com o PL, “todos os órgãos e entidades da Administração Pública direta, indireta, fundacional e as empresas concessionárias de serviços públicos do município de Manaus deverão contar, em seus estabelecimentos, com a presença de intérpretes ou tradutores em Língua Brasileira de Sinais para atendimento às pessoas com deficiência auditiva”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.