Search
booked.net
Search
Close this search box.

PL diz que Bolsonaro assinará ficha de filiação no próximo dia 22

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Partido Liberal (PL) anunciou nesta quarta-feira (10) a filiação do presidente Jair Bolsonaro à legenda. Segundo a sigla, a adesão será oficializada no próximo dia 22, em cerimônia em Brasília.

Eleito presidente pelo PSL em 2018, Bolsonaro deixou o partido em 2019 em meio a divergências com a cúpula da legenda. Na ocasião, chegou a articular a criação de uma nova sigla, a Aliança Pelo Brasil, que não passou da fase de coleta de assinaturas.

Ao longo de três décadas de carreira política, Bolsonaro tem histórico de diversas trocas de partidos. O PL é o nono partido do presidente. Antes, teve passagens por: PDC, PPR, PPB, PTB, PFL, PP, PSC e PSL.

A colunista do g1 Andréia Sadi informou que a articulação do PL para filiar Bolsonaro envolveu o apoio ao PP pelo comando da Câmara dos Deputados em 2023. O atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), deve disputar a reeleição.

O presidente do PL é Valdemar Costa Neto. Em 2012, Valdemar foi condenado no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Valdemar foi preso em 2013 e em 2014 passou a cumprir prisão domiciliar. Dois anos depois, em 2016, o ministro do STF Luís Roberto Barroso concedeu perdão da pena e determinou a soltura do ex-deputado. Na ocasião, a decisão seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR).

*Com informações do G1

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.