*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta segunda-feira (14), clientes dos principais bancos do país enfrentaram problemas para acessar serviços digitais, incluindo o sistema PIX. O serviço DownDetector, que monitora falhas em sistemas virtuais a partir de informações de usuários, registrou picos na manhã desta segunda para o Banco Central e os maiores bancos comerciais do país.
Dos 12 sites brasileiros com maior índice de falhas, 11 eram de instituições bancárias ou de pagamento como o Nubank, Banco Inter, Banco Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, PagBank, Santander, C6 Bank e PicPay.
Ao tentar fazer um PIX, clientes de diferentes bancos receberam mensagens como “o app passa por atualizações” ou “o serviço não está funcionando, recomendamos que o cliente faça uma TED”.
Em nota, o Itaú Unibanco informou que “identificou uma instabilidade no sistema do PIX nesta segunda-feira” e que monitora o tema junto ao BC.
“O banco acompanha de perto o processo de normalização com o Banco Central e orienta que os clientes não refaçam as transações em caso de erro na operação”, diz o Itaú.