Search
booked.net

Polícia Federal tenta conter garimpo ilegal no Rio Madeira, na Amazônia

A Polícia Federal articula ações para tentar conter o avanço de centenas de balsas de garimpo ilegal que estão reunidas há dias no Rio Madeira, um dos principais da Amazônia, numa região onde teria sido encontrada uma grande quantidade de ouro por embarcações clandestinas. Outros órgãos federais participam dessa operação, como o Ibama e o Ministério da Defesa.
A informação foi confirmada à reportagem pela superintendência da PF no Amazonas e, depois, pelo Ministério da Justiça. “A Polícia Federal acompanha o caso para adoção das medidas cabíveis com a maior brevidade possível”.
A PF não dá detalhes sobre a operação, mas a reportagem apurou que um grande contingente de agentes envolvendo policiais, agentes do Ibama e das Forças Armadas foi destacado, dada a dimensão do problema e os riscos de reações violentas.
Em ações desse tipo são utilizadas geralmente drones e aparelhos de telefone satelital.
Garimpeiros já estavam cientes da mobilização policial que pretende dar fim ao que se converteu em uma “Serra Pelada” fluvial. Em mensagem enviada no fim da manhã de quarta-feira, por meio de WhatsApp, um garimpeiro já avisava aos demais que “está saindo de Manaus um comboio de Exército, Polícia Federal e Ibama” para a região onde estão as balsas, nas proximidades do município de Autazes.
“Está lotado, mano, e subindo para a banda daí, viu”

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.