Search
booked.net

Pesquisadores registram, pela 1ª vez, peixe ‘diabo negro’ à luz do dia

Foto: Reprodução/Redes Sociais

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Pesquisadores da ONG espanhola Condrik Tenerife, especializada na conservação de tubarões e raias nas Ilhas Canárias, fizeram um registro histórico, o avistamento de um curioso peixe “diabo negro” (Melanocetus johnsonii) pela primeira vez à luz do dia. As informações são do g1.

De acordo com a ONG, o peixe abissal, conhecido por habitar as profundezas do oceano, foi visto apenas dois quilômetros da costa de Tenerife, um evento extremamente raro, já que sua espécie normalmente vive a profundidades que variam entre 200 e 2 mil metros. Imagens começaram a circular nas redes sociais neste sábado (7).

O avistamento ocorreu em 26 de janeiro, enquanto a expedição retornava ao porto após uma jornada de pesquisas sobre tubarões. O vídeo foi registrado pelo fotógrafo de fauna marinha David Jara em parceria com os biólogos marinhos Laia Valor, Marc Martín e Antonio Sabuco.

Ainda segundo a ONG, esse pode ser o primeiro avistamento registrado no mundo de um diabo negro adulto, vivo, à luz do dia e na superfície, algo nunca antes documentado dessa forma.

Até o momento, os registros dessa espécie haviam sido limitados a larvas, exemplares adultos mortos ou imagens capturadas com submarinos.

O motivo para a presença do peixe tão próxima da superfície ainda é incerto, mas o Melanocetus johnsonii avistado estava debilitado, o que pode ter explicado sua aproximação.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.