Search
booked.net
Search
Close this search box.

Pesquisa eleitoral aponta crescimento de Wilson Lima em relação a Braga, e aproximação de Amazonino

Arte: Catarine Hak/Dia a Dia

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira, dia 8, pela empresa Perspectiva Mercado e Opinião, para a disputa ao Governo do Amazonas nas eleições deste ano, o atual governador Wilson Lima apresentou um crescimento de cerca de 5% em relação aos seus oponentes, ultrapassando Eduardo Braga (MDB) e se aproximando de Amazonino Mendes que apresentou uma queda em relação a última pesquisa realizada em 2021.

A pesquisa se deu a partir de 3.600 entrevistas, onde 1.990 foram realizadas na capital e 1.610 no interior do estado. Os dados divulgados nesta terça-feira (8), mostram que no período entre dezembro de 2021 a março de 2022, Wilson Lima saltou de 17% para 22,5% nas intenções de votos. Já Amazonino, saiu de 28,5% para 33,4%, e Eduardo Braga caiu de 20,2% para 18,6%.

Em relação a outros candidatos para a disputa das eleições, candidatos como Ricardo Nicolau (Solidariedade), Carol Braz (PDT), João Pedro (PT) e Marcelo Amil (Psol), possuem percentuais de intenção de votos que variam de 0,7% a 6,3% aponta a pesquisa. Ricardo Nicolau apresentou queda onde passou de 8,9% para 6,3%, e Carol Braz caiu de 3,2% para 2,2%.

A pesquisa aponta ainda que em um possível cenário caso as eleições ocorressem hoje, onde houvesse uma disputa entre Amazonino e Braga, Amazonino estaria 17% a frente de Braga. Já em um possível embate entre Wilson Lima e Braga, haveria uma diferença de cerca de 4%.

O estudo possui uma margem de erro máxima de 2,0% para o total da amostra, com um grau de confiabilidade de 98,4%. Sendo assim, caso fossem realizadas mil pesquisas com a mesma metodologia, cerca de 98,4% estariam dentro da margem de erro.

Cenário nacional

Na pesquisa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com percentual de 37,5% estando logo a frente do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) que apresenta percentual de 36,8%, já Sergio Moro aparece com percentual de 6,6%. A amostra se deu a partir de 3.600 entrevistas, sendo 1.990 na capital e 1.610 no interior do estado.

Para eleições presidenciais, onde em um possível cenário de 2º turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente Lula contaria com 44,2% e Bolsonaro com 41,5% dos votos. Já em um cenário de segundo turno entre Lula e Sergio Moro, o ex-presidente contaria com porcentagem de 44,0% contra 30,0% de Moro. Entre disputa de Bolsonaro e Moro, o presidente contaria com percentual de 41,6% e Moro teria 28,2% dos votos.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.