Search
booked.net
Search
Close this search box.

Pesquisa Datafolha coloca Lula com 48% no 1º turno; Bolsonaro tem 22%

O instituto Datafolha publicou uma pesquisa eleitoral na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em primeiro lugar nas intenções de voto com uma folgada dianteira em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro (Podemos) figura em terceiro lugar.

Na primeira situação da pesquisa estimulada, Lula tem 48% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro possui 22%. Nos representantes da terceira via, Sérgio Moro possui 9%, Ciro Gomes (PDT) tem 7% e João Doria (PSDB) tem 4%. Votos brancos, nulos e que não votam em nenhum dos candidatos somam 8% das respostas, já entre os indecisos o índice é de 2%.

Foto: Reprodução/Folha de S. Paulo

Em cenários alternativos, as intenções se mantêm dentro da margem de erro com Lula pontuando 47% e Bolsonaro, 21%. Moro e Ciro ficam com os mesmos índices, enquanto Doria oscila negativamente para 3%.

Os perfis eleitorais mudam pouco em relação a outras pesquisas. Lula mantém melhor desempenho entre os mais jovens (54%) e mais pobres (56%). A maior aprovação do ex-presidente é de 61% entre moradores do Nordeste.

As maiores avaliações de Bolsonaro estão entre pessoas mais ricas, com 32% de apoio no grupo que ganha entre 5 a 10 salários mínimos e 34% entre quem ganha mais de 10 salários mínimos. No corte regional, seu melhor desempenho é no Sul do país, com 27% das intenções de voto, e no eixo Norte/Centro-Oeste, com 26%.

Xadrez eleitoral

O principal fato que bagunçou o jogo político foi a entrada de Moro na disputa, que aglutinou os votos da chamada terceira via, puxando votos de Bolsonaro, Ciro e parte do grupo de brancos e nulos. Há ainda a possibilidade do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, antigo adversário recém-saído do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), ser vice na chapa de Lula pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) ou pelo Solidariedade.

Por outro lado, o presidente Jair Bolsonaro tem acumulado más notícias, apesar de algumas vitórias no Congresso como a aprovação de André Mendonça e da PEC dos Precatórios. A economia tem dado sinais muito negativos com a inflação atingindo mais de 10% e o aumento de juros pelo Banco Central, que pode gerar mais recessão no ano eleitoral de 2022.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.