Manaus, sexta-feira 13 de fevereiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Pesquisa aponta que 73% dos brasileiros apoia o fim da escala 6×1

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Pesquisa da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que 73% dos brasileiros são favoráveis ao fim da escala 6×1, desde que não haja redução salarial. O levantamento, realizado entre 30 de janeiro e 05 de fevereiro em todas as unidades da Federação, ouviu 2.021 pessoas com mais de 16 anos. Apesar do apoio majoritário, 62% dos entrevistados afirmaram não saber que a proposta está em debate no governo federal e no Congresso.

Segundo o CEO da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, Marcelo Tokarski, o nível de conhecimento da população sobre o debate ainda é limitado. “Uma de cada três pessoas nunca ouviu falar do tema. Entre os 62% que já tiveram contato com o assunto, apenas 12% dizem conhecer bem e 50% afirmam ter conhecimento superficial”, explicou.

Quando a possibilidade de redução salarial é incluída no cenário, o apoio ao fim da escala 6×1 cai para 28%. Outros 40% dizem ser favoráveis à mudança apenas se não houver corte nos vencimentos. Há ainda 5% que apoiam o fim da jornada, mas não têm opinião formada sobre o impacto nos salários.

O principal ponto de divergência no debate envolve justamente a remuneração. Representantes do setor empresarial defendem que, caso a jornada seja reduzida, os salários também precisariam ser ajustados.

A proposta de mudança está prevista na PEC 148/2015, aprovada em dezembro do ano passado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O texto ainda precisa passar por dois turnos de votação no plenário do Senado e outros dois na Câmara dos Deputados, com apoio mínimo de 49 senadores e 308 deputados.

A PEC prevê a extinção gradual da escala 6×1. No primeiro ano, as regras atuais seriam mantidas. No ano seguinte, o descanso semanal passaria de um para dois dias. A jornada máxima, hoje de 44 horas semanais, poderia cair para 40 horas a partir de 2027 e chegar a 36 horas semanais em 2031. A definição sobre eventual impacto nos salários ficará a cargo do Congresso Nacional.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.