*Da Redação Dia a Dia Notícia
A peruana Catalina Marsano, de 28 anos, venceu no sábado (24) o título de Miss International Queen 2024. O concurso, que aconteceu na Tailândia, é considerado o maior mundial de miss em atividade atualmente, exclusivo para mulheres transgenêneros.
A modelo paulista Jessy Lira, de 29 anos, representou o Brasil e voltou a classificar o país no grupo de 12 semifinalistas, após dois anos. Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, as misses Tailândia, Saruda Panyakham, e Vietnã, Nguyen Turong San.
As candidatas chegaram à Tailândia em meados de agosto e, desde então, participaram das etapas preliminares e agenda do concurso. Elas desfilaram em traje de gala, traje típico e as finalistas responderam a perguntas do júri no palco. A final foi exibida ao vivo em TV local e pelo canal do YouTube, para todo o mundo.
Ao final da cerimônia, que tem um formato similar aos tradicionais certames de miss do setor, quem passou a coroa foi a holandesa Solange Dekker, de 28 anos, vencedora de 2023.
Esta foi a 18ª edição do Miss International Queen (MIQ) e um grupo de 22 misses disputou não apenas o título de beleza, mas também o posto de embaixadora da “Royal Charity AIDS Foundation of Thailand” — fundação tailandesa em prol do combate à AIDS, que recebe anualmente a doação dos lucros do evento.
Segundo a organização, a missão do MIQ é conscientizar e promover a igualdade entre homens e mulheres LGBTQIA+ e transgêneros, em todos os sentidos. Vale registrar que a disputa sempre é realizada na cidade tailandesa de Pattaya, conhecida por suas belas praias.
*Com informações da Folha de S. Paulo