*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 50% dos votos válidos na penúltima pesquisa Datafolha, divulgada no fim da tarde desta quinta-feira (29/9), três dias antes das eleições. O presidente Jair Bolsonaro (PL) continua em segundo lugar, com 36% dos votos válidos. Nesse cálculo, estão excluídos os votos brancos e nulos. A pesquisa aponta uma possível vitória do ex-presidente petista já no primeiro turno, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) continua em terceiro lugar com 6% dos votos válidos. A senadora Simone Tebet (MDB) vem em seguida, com 5% dos votos válidos. Nesse cenário, os candidatos Soraya Thronicke (União), Vera Lúcia (PSTU), Léo Péricles (UP), Felipe d’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), José Maria Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) estão empatados com 1% dos votos válidos cada.
Ainda na noite desta quinta-feira ocorre o último debate presidencial transmitido pela TV Globo, considerado o mais importante da campanha, com poder para alterar o cenário eleitoral.
Eleições 2022: penúltima pesquisa Ipec aponta oscilação positiva de Lula e estagnação de Bolsonaro
Com Menezes no palco, prefeito de Maués (AM) pede voto para Omar e Lula
Rejeição e segundo turno
Os números da rejeição dos presidenciáveis mantiveram-se os mesmos em relação à última pesquisa Datafolha. O presidente Jair Bolsonaro lidera com 52% de rejeição contra 39% do ex-presidente Lula. Ciro Gomes fica em terceiro lugar nesse quesito, com 24% dos eleitores afirmando que não votariam no ex-ministro.
No cenário testado para o segundo turno, Lula manteve os 54% de intenções de voto, enquanto Bolsonaro oscilou positivamente para 39%. Brancos e nulos caíram para 6%, enquanto o número de indecisos desceu à 1%.
O Datafolha entrevistou 6.754 pessoas em 343 cidades brasileiras. A pesquisa possui margem de erro de 2% para mais ou para menos e foi registrada no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04180/2022.