Manaus, sexta-feira 16 de outubro de 2026
Pesquisar

booked.net

Pedido de impeachment de Lula ultrapassa 90 assinaturas na Câmara

Foto: © Ricardo Stuckert/PR
Foto: © Ricardo Stuckert/PR

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O discurso de Lula comparando a contraofensiva de Israel na Faixa de Gaza ao Holocoausto fez com que a Câmara dos Deputados reunisse a maior quantidade de assinaturas para um pedido de impeachment, na atual legislatura.

Até o momento, 91 parlamentares assinaram o pedido de afastamento, que deverá ser protocolado nesta segunda-feira (19/2) por Carla Zambelli (PL-SP) [veja, abaixo, os signatários]. A justificativa é que o presidente expôs o Brasil ao perigo de guerra, o que seria passível de crime de responsabilidade. O grupo extremista Hamas agradeceu a Lula pela declaração.

Questões diplomáticas já haviam motivado, em junho de 2023, um outro pedido de impeachment de Lula. Na ocasião, deputados solicitaram o afastamento após o presidente convidar Nicolás Maduro para agenda no Brasil e dizer que a Venezuela é alvo de “narrativas” construídas por opositores.

Veja, abaixo, a lista de signatários do pedido de impeachment de Lula com base na recente declaração sobre Israel.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.