Search
booked.net
Search
Close this search box.

PEC do Voto Impresso não tem votos suficientes e é derrotada na Câmara dos Deputados

Da bancada do Amazonas, votaram a favor os deputados: Átila Lins, Delegado Pablo, Capitão Alberto Neto e Silas Câmara. Já os deputados José Ricardo, Bosco Saraiva, Marcelo Ramos e Sidney Leite foram contra.
Presidente da Câmara, Arthur Lira, comanda a sessão do Plenário Fonte: Agência Câmara de Notícias

A Câmara dos Deputados barrou, na noite desta terça-feira (10), a Proposta de Emenda à Constituição 135/19 (PEC) do Voto Impresso. Na ocasião, 229 deputados federais se manifestaram a favor, 218 votaram contra e houve uma abstenção. Para ser aprovada, a PEC precisava de 308 votos favoráveis no Plenário.

Da bancada do Amazonas, votaram a favor os deputados: Átila Lins, Delegado Pablo, Capitão Alberto Neto e Silas Câmara. Já os deputados José Ricardo, Bosco Saraiva, Marcelo Ramos e Sidney Leite foram contra.

Antes, os deputados federais aprovaram requerimento para dispensar o prazo de cinco sessões plenárias entre a votação na comissão especial, na última sexta-feira (6), e a sessão plenária de hoje.

O texto-base havia sido rejeitado pela comissão especial na sexta-feira (6), por 23 votos a 11, mas os pareceres das comissões especiais de PECs não são terminativos.

Na última quinta-feira (5), a comissão especial já havia recusado o parecer do deputado Filipe Barros (PSL-PR), cujo substitutivo propunha a contagem pública e manual dos votos a partir de cédulas impressas no momento da votação.

No dia seguinte, o colegiado aprovou parecer do deputado Raul Henry (MDB-PE), que recomenda a desaprovação também da proposta original.

O que é a PEC do Voto Impresso?

A PEC, de autoria da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), determina a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos.

Para ser aprovada, uma PEC precisa do voto favorável de 308 deputados federais em dois turnos de votação, além de passar pelo Senado Federal, também em dois turnos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.