Search

booked.net

PCC e facção venezuelana recrutam brasileiros para atividades ilegais na região Norte

Foto: Reprodução

* Da Redação Dia a Dia Notícia 

Tratada como organização terrorista pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que promete pagar até US$ 5 milhões pela prisão de seus líderes, a facção venezuelana Tren de Aragua ganha território no Norte do Brasil. De acordo com reportagem publicada no jornal O Globo, a estratégia do grupo para se expandir inclui o recrutamento de brasileiros, o domínio de rotas de tráfico de drogas, pontos de prostituição, garimpos de ouro e uma aliança com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Relatórios da Polícia Civil e do Ministério Público obtidos pelo GLOBO destacam os métodos violentos usados para eliminar desafetos e tomar territórios. Em janeiro, investigadores identificaram um cemitério clandestino em Boa Vista com dez corpos — a maioria com marcas de perfuração por faca. A suspeita dos policiais é que eram desafetos do Tren de Aragua, que assumiu o controle de bocas de fumo em pelo menos cinco bairros da capital de Roraima. A facção também tem atuado em Manaus, além de cidades fronteiriças no Amazonas.

“Como são mais violentos, expulsam os traficantes locais. Houve alguns embates com as facções brasileiras. Mas depois de um arranjo com o PCC, os venezuelanos passaram a cooptar brasileiros”,disse o delegado Wesley Costa, titular da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco).

Criada a partir de um sindicato de trabalhadores ferroviários e expandida por detentos do presídio de Tocorón, a 140 quilômetros de Caracas, a facção venezuelana foi a única da América Latina a ser classificada como “organização terrorista estrangeira” em um decreto assinado por Trump logo após a sua posse, em 20 de janeiro. Além de Brasil, EUA e Venezuela, investigações apontam a presença do Tren da Aragua na Colômbia, Chile, Equador, Peru e Bolívia, com forte atuação nas regiões de fronteira.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.