*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Polícia Civil de Roraima (PC-RR) cumpriu, nessa quarta-feira, 05, dois mandados de busca e apreensão no município de Boa Vista durante a ‘Operação Rede Carga’, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ-SP). A ação teve como alvo um homem de 25 anos investigado por uma série de golpes envolvendo negociações de veículos, que já somam 34 boletins de ocorrência registrados.
As buscas foram realizadas em imóveis localizados nos bairros Asa Branca e Caranã e fazem parte de uma investigação conduzida pela Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DRRFVAT), com apoio da Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter). As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Boa Vista.
Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram em junho deste ano e apontam que o suspeito utilizava o cargo de vendedor em uma loja de veículos da capital para conquistar a confiança dos clientes. A partir desse contato, ele teria obtido documentos pessoais e procurações utilizados posteriormente para realizar financiamentos de veículos, abrir contas bancárias e solicitar cartões de crédito em nome das vítimas.

Além disso, as apurações indicam que o investigado também intermediava a venda de veículos de terceiros, mas ficava com os valores pagos pelos compradores sem repassar o dinheiro aos proprietários.
Conforme o delegado titular da DRRFVAT, Leonardo Michell, entre 15 de junho e 04 de agosto foram registrados 34 boletins de ocorrência relacionados ao caso. Desses, oito já resultaram na instauração de inquéritos policiais, sendo que um deles fundamentou o pedido de busca e apreensão cumprido nesta fase da investigação.
Durante a operação, os policiais apreenderam documentos, contratos, procurações e equipamentos eletrônicos que passarão por análise pericial. A decisão judicial também autorizou a extração de dados dos dispositivos, medida que pode auxiliar no aprofundamento das investigações.
“O nosso objetivo é consolidar um conjunto robusto de provas que permita esclarecer todos os fatos investigados. As vítimas continuam procurando a delegacia para registrar novas ocorrências, e cada informação apresentada contribui para ampliar a responsabilização criminal e garantir uma resposta efetiva à sociedade”, afirmou o delegado Leonardo Michell.
A PC-RR orienta que outras possíveis vítimas que tenham passado por situações semelhantes procurem a DRRFVAT para registrar ocorrência e colaborar com as investigações.
A Operação Rede Carga é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ-SP) e reúne as Polícias Civis dos estados em ações voltadas ao combate de crimes patrimoniais relacionados à cadeia de veículos e cargas. Em Roraima, a ofensiva busca reforçar o enfrentamento aos crimes de estelionato e proteger o patrimônio da população.
