Search
booked.net
Search
Close this search box.

Parintins registra recorde de cheia do Rio Amazonas

Como resultado, o nível deverá ultrapassar a marca histórica de 2009 neste domingo (16).
Foto: Katiuscia Assis / Parintins

A cheia do rio Amazonas atingiu, neste sábado (15), a maior marca de subida já registrada no município de Parintins, que fica a 369 quilômetros de Manaus. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Parintins, o rio Amazonas alcançou hoje a marca de 9,38 m e se iguala a enchente de 2009.

Conforme o registro de 2009 da Defesa Civil do município, no dia 15 de maio daquele ano, o nível do rio marcava em 9, 29 m. A marca de 9,38 m só foi atingida no dia 17 de junho, ou seja, em 2021 essa marca foi atingida quase um mês antes.

Com essa situação, a cheia de 2021 já causa muitos prejuízos aos moradores daquela região. De acordo com a Defesa Civil do estado, Parintins tem 47 mil pessoas afetadas em todo município. E espera-se que o nível das águas aumentem bastante ainda este ano, já que em média, o rio sobe cerca de 3 centímetros.

 

No município, nove bairros já estão alagados. Os moradores dessas regiões tiveram que abandonar suas casas. Já na zona rural da cidade os os produtores já contabilizam perdas de safras inteiras.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.