A cheia do rio Amazonas atingiu, neste sábado (15), a maior marca de subida já registrada no município de Parintins, que fica a 369 quilômetros de Manaus. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Parintins, o rio Amazonas alcançou hoje a marca de 9,38 m e se iguala a enchente de 2009.
Conforme o registro de 2009 da Defesa Civil do município, no dia 15 de maio daquele ano, o nível do rio marcava em 9, 29 m. A marca de 9,38 m só foi atingida no dia 17 de junho, ou seja, em 2021 essa marca foi atingida quase um mês antes.
Com essa situação, a cheia de 2021 já causa muitos prejuízos aos moradores daquela região. De acordo com a Defesa Civil do estado, Parintins tem 47 mil pessoas afetadas em todo município. E espera-se que o nível das águas aumentem bastante ainda este ano, já que em média, o rio sobe cerca de 3 centímetros.
No município, nove bairros já estão alagados. Os moradores dessas regiões tiveram que abandonar suas casas. Já na zona rural da cidade os os produtores já contabilizam perdas de safras inteiras.