*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Pará, Rondônia e Amazonas estão entre os três estados da região Norte com maior índice de estupros do Brasil nos últimos dois anos. Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Em Rondônia, foram mais de 1,5 mil vítimas em 2024, sendo 5 vítimas por dia, enquanto em 2025, foram 492 registros, totalizando mais de 2 mil vítimas em dois anos.
Já no Amazonas, foram registrados mais de 1,5 mil vítimas em 2024, sendo uma média de 4 vítimas por dia. Já em 2025, foram 458 vítimas até abril, totalizando mais de 2 mil vítimas em dois anos, e um aumento de mais de 16% nos casos.
O mapa garante ainda que quase 100% das vítimas são mulheres, sendo no Pará 1.311 casos, Rondônia, 427, e Amazonas 403 somente em 2025. As informações são divulgadas por meio do mapa de indicadores criminais do Brasil, com dados ofertados pelos próprios estados.
Os dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram ainda que o Brasil teve ao menos 78.395 registros de estupro em 2024, o que resulta em uma média de nove ocorrências por hora.
Dentre as vítimas, a grande maioria é de mulheres, com 67.820 registros. Já 9.676 vítimas são do sexo masculino. Os registros não informaram o gênero de 899 pessoas.
Como denunciar:
A Central de Atendimento à Mulher – ligue 180 é um serviço de utilidade pública oferecido pelo governo federal, por meio do Ministério das Mulheres, para fornecer informações sobre os direitos e garantias das mulheres em situação de violência e informar locais e contatos dos serviços mais próximos e apropriados para cada caso. Também registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes.
Mulheres em situação de violência ou qualquer pessoa que queira denunciar uma situação de violência contra a mulher ou que esteja em busca de informações sobre direitos, garantias e serviços especializados.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Ligue 180
Whatsapp (61) 9610-0180
Email: [email protected]