Se é amante de uma boa cerveja artesanal, então as dicas de hoje são para você! Nem só de turismo de inverno vive Campos do Jordão, no interior de São Paulo. A cidade também é conhecida por ter uns roteiros interessantes para os apaixonados por “breja” de alta qualidade e o melhor de tudo: dá para conhecer várias cervejarias no mesmo dia.
Vou apresentar três cervejarias que fazem o maior sucesso em Campos. Começando pela microcervejaria Caras de Malte, que tem uma temática toda especial brincando com o universo dos astronautas e alienígenas. Segundo a “lenda”, que está escancarada no site deles, acabou a água no planeta deles e eles vieram para Terra em busca do “líquido precioso”.
Menu degustação da microcervejaria Caras de Malte
Foram os malteanos, habitantes do planeta Malte, que trouxeram essa deliciosa cerveja para Campos. Até os nomes dos rótulos fazem parte da brincadeira: Antimatéria, Supernova, Blazar, Buraco Negro, Radioativa, Asteroide e Nebulosa. A Caras de Malte fica no caminho do horto municipal, onde é possível aproveitar as delícias servidas em seu restaurante, conhecer a microcervejaria e até levar alguns de seus produtos próprios, como canecas, blusas e outros acessórios especiais.
Produtos da loja da microcervejaria Caras de Malte
Lá, solicitamos a tábua com o menu degustação, que eles chamam de “viagem intergaláctica”, para provar um pouco de cada estilo da cerveja da Caras de Malte. Na tábua vem seis tipos com 100ml de cada e o valor é R$ 44. Confesso que prefiro as mais leves e gostei muito da cerveja Antimatéria, que é uma lager dourada, de corpo médio, leve amargos com um equilíbrio entre aromas de malte e lúpulos nobres (alemães e tchecos).
Loja da Baden Baden
Depois seguimos para a cervejaria mais tradicional de Campos do Jordão, a Baden Baden que foi pioneira no município e hoje é uma potência brasileira, conhecida por sua qualidade e sabor especial. Você pode conhecer o tour na fábrica, fazer um tour harmonizado com cerveja e embutidos ou conhecer o restaurante/bar, que fica em uma esquina estratégica no famoso Capivari, o centrinho badalado de Campos.
Degustando a Baden Baden Witbier
Foi lá que provei a deliciosa cerveja Baden Baden Witbier, produzida com maltes de trigo e cevada. O seu diferencial é que não é uma cerveja filtrada e proporciona um sabor único, refrescante e o cítrico da laranja, além de um toque levemente picante da semente de coentro. É boa demais e eu posso comprovar!
Além da Witbier, a Baden Baden produz 15 variações de cervejas como a American IPA, 5 Grãos, Chocolate, Bock, Weiss, Golden, Red Ale, Stout, Cristal, 1999, Celebration Inverno, Christmas Beer, Tripel e 15 Anos.
Finalizando as nossas dicas de cervejarias em Campos do Jordão, fui conhecer a microcervejaria e choperia Vemaguet 67, um espaço incrível, amplo, com restaurante, loja com os produtos da marca, espaço kids e ainda é possível conferir in loco o espaço onde as cervejas são produzidas.
Microcervejaria e choperia Vemaguet 67
As suas principais cervejas artesanais são: Marcha Lenta que é uma pilsen, Turbinada que é uma IPA, Weiss que é feita com trigo, Reboque que é uma bock levemente adocicada e a Furiosa, que é a red ale da marca. Inclusive, a Reboque já foi eleita a melhor cerveja bock do Brasil, pelo segundo ano consecutivo. A Vermaguet também produz cervejas especiais por época, sazonais, e, claro, que eu não poderia deixar de provar. Provei uma com frutas cítricas e vermelhas, deliciosa, e harmonizei com um petisco, servido no restaurante deles, com linguiças alemãs.
Roda degustação da Vermaguet
Foi tudo de bom e fica aqui o meu agradecimento mais que especial a amiga de adolescência, Camila de Paula, que me acompanhou nessa difícil missão de provar as cervejas artesanais de Campos.
Então, é isso! Vou ficando por aqui e deixando essas dicas especiais para você conhecer em Campos do Jordão, e, em breve, devo retornar à cidade para conferir outras cervejarias e locais incríveis.
Por Emanuelle Araújo
Jornalista, especialista em Ciência Política e em Ensino Superior, com 20 anos de carreira, atuando em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e redes sociais. É apaixonada por viagens e pela Amazônia, e há 8 anos é responsável pelas redes sociais de mais de 50 hotéis espalhados pelo Brasil, sempre dando dicas de turismo e destacando destinos incríveis. Na coluna “Turismo do Dia”, ela mostra informações especiais para quem não dispensa alguns dias de folga, se divertindo e conhecendo novos destinos. Boa leitura!