Manaus, quarta-feira 17 de junho de 2026
Pesquisar

booked.net

Papa Leão XIV inaugura torre da Sagrada Família em Barcelona; igreja é a mais alta do mundo

Foto: Reprodução/Vatican Media (Imagem 1) - Reprodução/REUTERS/Nacho Doce (Imagem 2)

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O papa Leão XIV inaugurou nesta quarta-feira, 10, a ‘Torre de Jesus Cristo’, estrutura central da Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, na Espanha. Com 172,5 metros de altura, a nova torre projetada por Antoni Gaudí, foi consolidada como a igreja mais alta do mundo. Durante a cerimônia, o pontífice aproveitou o discurso para defender a paz e afirmou que “não se pode acreditar em Jesus e promover a guerra”, em referência aos conflitos que atingem diferentes regiões do planeta.

A inauguração ocorreu na data que marca o centenário da morte de Antoni Gaudí, arquiteto catalão responsável pelo projeto da Sagrada Família e considerado uma das figuras mais influentes da arquitetura mundial. Declarado venerável pela Igreja Católica em 2025, Gaudí dedicou grande parte de sua vida à construção do templo, que se tornou um dos principais símbolos religiosos e turísticos da Espanha.

Antes da cerimônia de inauguração, Leão XIV visitou a cripta da basílica, onde está sepultado o arquiteto, e presidiu uma missa para milhares de fiéis. Em sua homilia, o pontífice destacou que a igreja representa uma obra em constante construção, comparando-a à própria caminhada da fé cristã.

Ao comentar o Evangelho do dia, o papa reforçou sua mensagem em defesa da paz e afirmou que a fé não pode ser usada para justificar a violência.

“Não podemos acreditar em Jesus e promover a guerra. Não podemos acreditar em Jesus e matar o inocente. Não podemos acreditar em Jesus e abandonar quem sofre”, declarou.

Após a celebração religiosa, o pontífice participou do ato oficial de inauguração da Torre de Jesus Cristo e revelou uma placa comemorativa. Do lado de fora da basílica, um espetáculo de luzes e fogos de artifício marcou a conclusão da principal torre idealizada por Gaudí, iluminando a fachada do monumento diante de milhares de espectadores.

A estrutura é coroada por uma grande cruz iluminada, visível de diversos pontos de Barcelona, e simboliza a reta final de um projeto iniciado há mais de 140 anos.

Apesar do novo marco, as obras da basílica ainda não foram totalmente concluídas. Os trabalhos seguem em áreas complementares do complexo, mantendo viva a visão deixada por Gaudí para um dos monumentos mais emblemáticos do mundo.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.