Search
booked.net
Search
Close this search box.

Papa empossa novos cardeais no Vaticano e pede que lembrem das ‘famílias pobres, migrantes e sem-teto’

Foto: Reuters/Remo Casilli

Neste sábado (27), o Papa Francisco, um dos mais importantes líderes religiosos da história da Igreja Católica, empossou os 20 cardeais de todo o mundo, que representam os ideais progressistas e inclusivos da religião na atualidade, em uma cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Aos 85 anos, Francisco fez um apelo durante a cerimônia conhecida como consistório, pedindo aos novos cardeais que mostrassem preocupação com as pessoas comuns, apesar do alto escalão que as colocará em contato com os poderosos da terra.

“Um cardeal ama a Igreja, sempre com o mesmo fogo espiritual, seja lidando com grandes questões ou lidando com problemas cotidianos, com os poderosos deste mundo ou com aquelas pessoas comuns que são grandes aos olhos de Deus”, disse Francisco.

Sentado diante do altar principal da Basílica de São Pedro, Francisco pediu que se lembrassem das “famílias pobres, migrantes e sem-teto”.

A cerimônia marcou a oitava vez que Francisco colocou sua marca no futuro da Igreja com uma nova entrada de cardeais que servirão como seus principais conselheiros e administradores no Vaticano e em todo o mundo.

Aqueles com menos de 80 anos – 16 entre os 20 recém-chegados – podem entrar em um conclave para eleger um novo papa entre eles depois que ele morrer ou renunciar.

Os novos cardeais são da Grã-Bretanha, Coréia do Sul, Espanha, França, Nigéria, Brasil, Índia, Estados Unidos, Timor Leste, Itália, Gana, Cingapura, Paraguai e Colômbia.

Ele leu sua homilia com uma voz forte, muitas vezes saindo do roteiro, até mesmo para brincar sobre um padre de Roma que era tão próximo de seus paroquianos que ele sabia não apenas todos os seus nomes, mas também os nomes de seus cães.

Francisco, eleito papa em 2013, já escolheu 83 dos 132 cardeais eleitores, ou cerca de 63%.

A cada consistório, Francisco deu continuidade ao que um diplomata chamou de “inclinação em direção à Ásia”, aumentando a probabilidade de que o próximo papa possa ser da região que é uma potência econômica e política em crescimento.

*Com informações da Reuters

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.