*Da Redação Dia a Dia Notícia
Uma operação da Polícia Federal (PF), segundo informou o órgão nesta quinta-feira (11/08), retirou madeireiros, pecuaristas e grileiros que ocupavam a Terra Indígena Trincheira Bacajá, no município de São Félix do Xingu no Pará. A cidade faz fronteira com o estado do Mato Grosso, que possui grandes expoentes do agronegócio.
Segundo a instituição, a primeira fase da operação iniciou em julho. No primeiro momento, a operação foi de “desintrusão”, em que os agentes fecharam acessos terrestres dos invasores e retirou aqueles que insistiram em continuar ocupando a área. Na ocasião, a Polícia Federal, o Ibama, a Funai e outras forças destruíram pontes e habitações.
Na segunda fase da operação, que está em andamento, os federais buscam retirar cabeças de gado que remanesceram na terra indígena. O trabalho deve durar algumas semanas, devido aos animais terem se espalhado pela região. Ao final da operação, a PF irá destruir as pontes de acesso ao território.
Além da PF, Ibama e Funai, a operação conta com o apoio da Força Nacional, ICMBio e da Agência de Defesa Agropecuária do estado do Pará.