Manaus, sexta-feira 26 de junho de 2026
Pesquisar

booked.net

Operação no Rio Madeira destrói 29 dragas usadas em garimpo ilegal

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultou na destruição de 29 dragas, embarcações e motores utilizados em atividades de garimpo ilegal no Rio Madeira. A ação ocorreu nessa quinta-feira, 25, durante a ‘Operação Iracema’, que combate a exploração clandestina e outros crimes ambientais na região.

Segundo a PF, os equipamentos integravam a estrutura utilizada por grupos que atuam de forma irregular na extração mineral no rio, e a ação teve como objetivo desarticular parte da logística empregada pelos criminosos.

Investigações

As investigações seguem em andamento por meio de inquérito policial, que busca identificar os responsáveis pelo financiamento das atividades ilegais, além de responsabilizar os envolvidos na exploração clandestina.

De acordo com a corporação, o garimpo ilegal causa graves impactos ambientais, como o despejo de mercúrio e outras substâncias tóxicas nos rios, contaminando a água, a fauna e a flora. A prática também representa riscos à saúde das populações ribeirinhas que dependem dos recursos hídricos para sobreviver.

A bacia do Rio Madeira é considerada uma das áreas mais vulneráveis à ação do garimpo ilegal no estado de Rondônia.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.