*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira, 29, a Operação Auxílio Criminoso para identificar e responsabilizar envolvidos no roubo de ouro registrado em outubro de 2025, em Manaus. A ação também busca aprofundar as investigações sobre a estrutura da organização criminosa suspeita de atuar no esquema. Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão contra investigados na capital amazonense. As apurações começaram após o flagrante de uma tentativa de roubo de ouro extraído ilegalmente, praticada por outro grupo criminoso no ano passado.
A investigação se iniciou no ano passado, após o flagrante de um grupo criminoso que tentou roubar o ouro que já havia sido retirado ilegalmente da natureza por um outro grupo rival. Naquela ocasião, as autoridades descobriram que dois agentes de segurança pública participavam diretamente do crime. Agora, com os novos mandados, a polícia quer descobrir quem mais fazia parte dessa rede e ajudava nos bastidores.
Os investigados devem responder por roubo, a associação criminosa e a fraude processual, que ocorre quando alguém tenta enganar a Justiça mudando o cenário de um crime ou destruindo provas. Além disso, eles também podem responder por usurpação de bens da União, já que o ouro e os minérios que ficam no subsolo brasileiro pertencem legalmente ao governo federal e não podem ser retirados ou comercializados sem autorização. Todo o material que for apreendido hoje será analisado pelos peritos para ajudar a encerrar o caso.
