Search
booked.net
Search
Close this search box.

Operação ‘Covil de Hienas’ desarticula organização criminosa e recupera veículos roubados e clonados

A equipe de investigação da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), sob o comando da delegada-geral Emília Ferraz e a coordenação do delegado Cícero Túlio, titular da especializada, deflagrou, ao longo desta quarta-feira (08/07), a operação “Covil de Hienas”, que resultou na desarticulação de uma organização criminosa responsável por encomendar o roubo e a clonagem de veículos para serem vendidos em sites de compra e venda pela internet. Os policiais recuperaram ainda mais de 10 veículos que foram roubados e clonados em Manaus, avaliados em R$ 250 mil.

O balanço da operação foi divulgado durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (09/08), às 14h30, no prédio da especializada, no conjunto Bela Vista, bairro Planalto, zona Oeste de Manaus. Na ocasião, a delegada-geral da instituição, Emília Ferraz, destacou o êxito de mais uma ação deflagrada ao longo desta semana.

“Aproveito a oportunidade para parabenizar as equipes e dizer que hoje foi um dia muito proveitoso para a Polícia Civil. Tivemos três operações que deram resultados proveitosos. E ressalto que os trabalhos continuam”, afirmou ela.

De acordo com o delegado Cícero Túlio, durante as investigações, as equipes da DERFV conseguiram identificar Aridelson de Oliveira Sobreira, de 25 anos, conhecido como “Ari”, e Victor Gabriel Moura França, 22, como integrantes do esquema criminoso. Segundo Túlio, eles eram responsáveis por encomendar os veículos para Yago Barbosa Braga, 28, chamado de “Berg”, que possuía a função de determinar os roubos dos carros.

“Após o crime, os carros eram levados para uma oficina de Aquilis Alves Lira, 36, onde eram clonados, com a ajuda de Junior Morais de Oliveira Filho, 25, que também conseguia gerar os documentos falsos dos automóveis. Sendo assim, começamos a monitorar a organização criminosa há cerca de duas semanas, após uma vítima comparecer à DERFV, onde informou que havia comprado um veículo modelo Fiat Toro, sem saber que era clonado e roubado. A vítima chegou a pagar o valor de R$ 65 mil para Aridelson e Victor Gabriel”, detalhou Cícero Túlio.

 Apreensões

Durante a ação, os policiais da DERFV apreenderam seis automóveis roubados e clonados, sendo dois modelos Onix, um Gol, um Voyage, outro Kia Cerato, além de um Chevrolet Vectra; seis motocicletas roubadas e adulteradas; e diversos pinos de remarcação e placas de veículos que já haviam sido roubados e clonados pelo grupo criminoso anteriormente.

 Prisões

Ao longo das diligências realizadas nesta quarta, todos os integrantes da organização criminosa foram localizados e presos nas áreas da Comunidade Riacho Doce, do bairro Cidade Nova e do bairro Coroado, nas zonas Norte e Leste da capital.

Cícero Túlio relatou que Aquilis já foi preso outras seis vezes pelos mesmos crimes. Já Júnior possui passagens pela polícia por tráfico de drogas e roubo majorado. E “Berg”, responde na Justiça por crimes de trânsito.

Procedimentos

Aquilis, Aridelson, Júnior, Victor Gabriel e Yago serão indiciados por organização criminosa, receptação qualificada, uso de documento falso e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Após os procedimentos cabíveis na DERFV, eles serão levados para a Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde deverão passar por audiência de custódia via videoconferência.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.