*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público do Amazonas (MPAM), deflagraram na manhã desta terça-feira (29) a Operação Comboio, que teve como alvo agentes públicos da Secretaria de Segurança Pública (SSP). De acordo com as investigações, agentes da secretaria estão envolvidos em crimes como extorsão ligados ao tráfico de drogas.
Em coletiva de imprensa realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Manaus, membros da secretaria estão sendo investigados por posse de informações privilegiadas, fazendo diligências e se apropriando de produtos de crimes praticados por terceiros. Entre os crimes investigados estão sendo apurados corrupção ativa, peculato e lavagem de dinheiro.
Nenhum nome dos envolvidos foi divulgado onde o MPAM alegou sigilo e cumprimento da Lei de Abuso de Autoridade, porém de acordo com divulgação do portal A Crítica, o secretário de segurança pública, Carlos Alberto Mansur seria um dos investigados da operação.
De acordo com o promotor de Justiça, Igor Starling Peixoto, agentes da secretaria se utilizavam de viaturas para praticar crimes de extorsão ligados ao tráfico de drogas para arrecadar dinheiro de forma ilícita. Diligências também eram organizadas para extorquir traficantes.
A operação ainda terá novos desdobramentos para apuração dos envolvidos e das crimes praticados. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão. De acordo com o superintende da PF, Umberto Ramos, um farto material foi apreendido.