Search
booked.net
Search
Close this search box.

Opas alerta para transmissão do vírus Oropouche no Brasil

Foto: Reprodução

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta epidemiológico sobre possíveis casos de transmissão do vírus Oropouche de mãe para filho durante a gestação, atualmente sob investigação no Brasil. O país registrou quase sete mil casos de janeiro a julho deste ano.

Em Pernambuco, dois casos recentes de gestantes que apresentaram sintomas de Oropouche durante a gravidez resultaram em graves consequências. Em um dos casos, a infecção levou à morte do feto durante a trigésima semana de gestação. O outro caso resultou em aborto espontâneo.

A febre Oropouche é transmitida principalmente pela picada do inseto conhecido como Marium, além de mosquitos. Em uma entrevista à TV Brasil, o patologista Hélio Torres Filho discutiu os sintomas e o tratamento da febre Oropouche. Ele explicou que o vírus foi detectado pela primeira vez em 1955 em Trinidad e Tobago, na América Central, e que surtos raros foram registrados em outros países das Américas. Entre janeiro e meados de julho deste ano, o Brasil registrou 6.976 casos de Oropouche, a maioria dos 7.700 casos identificados no continente, seguido por Bolívia, Peru, Cuba e Colômbia.

A OPAS alerta para a necessidade de implementação de medidas de prevenção e controle de mosquitos e outros insetos transmissores nos países das Américas. A agência enfatiza a importância de precauções, especialmente entre gestantes, para evitar picadas de mosquitos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.