*Da Redação Dia a Dia Notícia
O senador Omar Aziz (PSD), líder da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, confirmou nesta quarta-feira (9), que aceitou o convite do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para fazer parte da equipe de transição de governo do petista. O deputado federal Marcelo Ramos (PSD) também integrará a equipe. As informações foram publicadas pelo portal A Crítica.
Omar Aziz irá atuar no grupo que cuidará da Segurança Pública. O senador possui uma histórica relação com a área para qual foi designado. Ele já foi secretário de Segurança Pública do Amazonas, e quando foi governador do Estado, sua prioridade foi o setor, marcado pela criação do programa Ronda nos Bairros.
“Me sinto honrado pela oportunidade de compor o Grupo Técnico de Segurança Pública da equipe de transição do Governo Lula. É o Amazonas sendo representado em um contexto nacional, com nossas demandas colocadas diretamente no plano de governo da próxima gestão e em prol de todo o Brasil”, afirmou o senador.
Além disso, no Senado o parlamentar preside a Comissão de Segurança Pública. O colegiado foi criado no ano de 2021 e o senador foi o primeiro presidente da comissão.
Já o deputado Marcelo Ramos irá atuar no segmento de indústria e comércio, onde na Câmara dos Deputados tornou-se referência nas discussões sobre política industrial. Ele é defensor da ideia de que o Brasil precisa ter uma política nacional de desenvolvimento industrial.
Apesar de não compor a comissão temática de indústria na Casa, sua presença nas reuniões desse colegiado foi constante nos últimos anos. Sua base tema é a defesa do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Além disso, a participação do deputado no setor da indústria e comércio reforça a grande possibilidade comentada em bastidores de que ele venha a ser nomeado superintendente da ZFM, cargo de nomeação do presidente da República.