Search
booked.net
Search
Close this search box.

OAB-AM emite nota de solidariedade a indígenas do Vale do Javari, vítimas de pescadores e caçadores ilegais

*Da Redação Dia a Dia Notícia

A Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas, por meio da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e da Comissão da Mulher Advogada, manifestou solidariedade aos povos indígenas da etnia Kanamari, do Vale do Javari, vítimas das recorrentes ameaças em razão da pesca e caça ilegal na região. O local tem sido palco de diversas mortes, como a dos indigenistas Maxciel dos Santos e Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Philips.

A ordem destaca que, no último dia 9 de novembro, uma indígena foi ameaçada de morte por três pescadores que realizavam atividade ilegal dentro da terra indígena. A nota relembra ainda que os conflitos recorrentes na região ameaçam a existência dos povos originários que habitam no local.

“A realidade dos indígenas que vivem naquela localidade é crítica, em razão da distância aos centros urbanos, o que dificulta o acesso às autoridades policiais e judiciais nas suas respectivas competências, o que fortalece a presença de invasores na terra indígena. O povo indígena tem forte vínculo com a terra, há relação de divindade com a fauna e flora. A terra é a continuidade do corpo e da comunidade, portanto, uma violação ao meio ambiente natural da terra indígena é uma violação humana e espiritual da população indígena que habita aquela região”, diz a nota.

A OAB-AM pede que os habitantes do interior da floresta tenham suas garantias constitucionais legitimadas e defendeu o combate contra toda ameaça “à vida, à cultura, à religião, e o meio ambiente equilibrado”.

A nota assinada é assinada por Jean Cleuter Simões Mendonça, presidente da OAB-AM; Adriana Pinheiro Leite, presidente da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas; e Marlene de Souza Parisotto, presidente da Comissão Permanente da Mulher Advogada.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.