Search
booked.net

Números apontam disputa acirrada entre Arthur e Omar para o Senado Federal

O atual senador e o ex-prefeito de Manaus terão uma competição voto a voto no pleito se o ritmo das pesquisas se mantiver até outubro
*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia

Os dados mais recentes sobre intenções de voto para o Senado Federal no Amazonas mostram que a disputa está concentrada entre o atual ocupante da cadeira, Omar Aziz (PSD), e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PDSB). Duas pesquisas apontam que, na margem de erro, os dois candidatos são os grandes favoritos do pleito de outubro deste ano.

No levantamento feito pelo instituto Real Time Big Data, Arthur Neto supera Omar Aziz com 22% das intenções de voto contra 16% do atual senador, que empata com o bolsonarista coronel Alfredo Menezes (PL). A pesquisa possui margem de erro de 3 pontos percentuais, o que poderia levar a um cenário onde Arthur e Omar empatariam com 19%.

Já na pesquisa feita pelo Direto ao Ponto mostra uma diferença ainda menor entre os dois. No levantamento, Arthur aparece com 25,3% das intenções de voto contra 23% de Omar Aziz. Com margem de erro de 2,55%, as entevistas do Direto ao Ponto demonstram que a disputa será uma das mais acirradas da história desde 2018, quando Eduardo Braga (MDB) quase perdeu sua cadeira no Senado para o ex-deputado Luiz Castro, à época na Rede Sustentabilidade, por uma diferença de 25 mil votos. Braga acabou reeleito graças aos votos do interior.

Em ambas as pesquisas, os demais candidatos se mantiveram nas posições anteriores dentro da margem de erro. Abaixo de Arthur e Omar vem o coronel Menezes, candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-vereador Chico Preto (Avante) e o ex-deputado Luiz Castro (PDT).

Pesquisa Direto ao Ponto. Foto: Reprodução/Direto ao Ponto News

 

Pesquisa Real Time Big Data. Foto: Reprodução/R7

O levantamento do Direto ao Ponto Pesquisas ouviu 1.530 pessoas entre os dias 09 e 12 de maio, sendo 1.000 em Manaus e 530 na Região Metropolitana ou Interior (Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva). A margem de erro é de 2,55%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o Nº AM-00595/2022

Já a pesquisa do Real Time Big Data ouviu 1.500 pessoas nos dias 27 e 28 de maio em 15 municípios do Amazonas. A margem de erro do levantamento, registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número AM-04632/2022, é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.