*Da Redação Dia a Dia Notícia
No período de janeiro a julho deste ano, o número de registros de roubos a ônibus na zona Leste de Manaus teve queda de 52%, em relação ao mesmo período de 2023, conforme dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Em sete meses, foram registrados 69 roubos a ônibus na zona Leste da capital. No ano passado, o número de registros de crimes desta natureza chegou a 143.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger Paiva, a redução de ocorrências é reflexo do reforço da operação Catraca, que envolve policiais de todas as zonas da capital, realizando ações conforme levantamento de ocorrências como medida de prevenção à criminalidade.
“Nós estamos trabalhando com dados de inteligência e um policiamento voltado para aqueles horários onde a população mais reclama de roubos e furtos. E, vale ressaltar, estamos buscando a integração, inclusive, com as empresas de coletivo, onde buscamos fazer treinamentos, ouvir os funcionários para que eles nos deem algumas dicas. Essa redução é fruto desse trabalho de integração”, disse o comandante-geral.
Pontos focais
Além das ações ostensivas, a SSP-AM, periodicamente, realiza uma reunião com os pontos focais para analisar os indicadores criminais e determinar ações de combate de acordo com o levantamento das áreas com maior incidência de ocorrências. A SSP-AM reforça a importância da população denunciar por meio do Disque 181, as práticas criminosas.