Search
booked.net
Search
Close this search box.

Número de abstenções no 2º turno deve ser maior que no 1º em Manaus, acredita TRE-AM

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) está otimista quanto à participação dos eleitores no segundo turno das eleições à Prefeitura de Manaus, marcado para este domingo (27). Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (25), o presidente da Corte eleitoral, desembargador João Simões, destacou a meta de reduzir ainda mais o índice de abstenção nas urnas, que foi um dos menores registrados nos últimos pleitos.

“Tivemos o menor índice de abstenção no primeiro turno das últimas eleições, em torno de 18%, e esperamos reduzir isso no domingo”, afirmou Simões. O primeiro turno, realizado em 6 de outubro, mostrou uma mobilização significativa dos eleitores, e a expectativa é que esse engajamento se mantenha ou até aumente na segunda fase da disputa.

A abstenção nas eleições é um tema recorrente e preocupante, pois reflete a desmotivação ou a falta de interesse do eleitorado. No entanto, o TRE-AM está adotando estratégias para incentivar a participação, especialmente em um cenário onde a disputa se intensifica entre o atual prefeito David Almeida, do Avante, e o deputado federal Capitão Alberto Neto, do PL.

Um fator que pode influenciar positivamente a presença dos eleitores nas urnas é o feriado prolongado em Manaus, em comemoração ao aniversário da cidade, na última quinta-feira (24). O presidente do TRE-AM acredita que isso pode motivar ainda mais as pessoas a comparecerem às zonas eleitorais. “Com o feriado e a chegada do final de semana, esperamos que mais pessoas estejam dispostas a votar”, disse Simões.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.