Search
booked.net

Nova unidade do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher é inaugurada, em Manaus

Ação faz parte da campanha Agosto Lilás pelo fim da violência contra a mulher

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), inaugurou, neste sábado (07/08), uma nova unidade do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher, Sapem Leste, anexo ao 9° Distrito Integrado de Polícia (DIP), na rua Miguel Faraday, 210, bairro São José Operário. A ação faz parte da campanha Agosto Lilás de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

 

Gerida pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, pelo projeto Nova Rede Mulher, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além das unidades já instaladas (Sapem Centro-Sul, Sul e Norte), o serviço deve ser ampliado em mais duas unidades: anexo ao 8° e 17° DIPs, nos bairros Compensa e Redenção, zonas oeste e centro-oeste, respectivamente.

 

De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, a meta do Governo do Amazonas é contar com uma unidade do Sapem em cada zona da capital para ampliar a rede de proteção à mulher.

 

“Essa ampliação faz parte do trabalho que o Governo do Estado está realizando no sentido de amparar as mulheres. Ao todo, são mais três Sapems que as mulheres devem receber. Levando em conta o aumento considerável de casos de violência contra a mulher durante a pandemia, esse serviço chega para que essas mulheres sejam amparadas em todas as zonas da cidade”, disse a gestora.

 

A secretária executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, Maricília Costa, relembra que o serviço chega na data em que a Lei Maria da Penha completa 15 anos de existência.

 

“Hoje a lei está debutando, e estamos dando esse presente para a comunidade, a expansão desse serviço. Hoje temos o primeiro, anexo ao 9º DIP, e todas as mulheres que procurarem o serviço da delegacia terão o nosso apoio, seja na forma de atendimento social ou psicossocial para ouvir todas as demandas”, afirmou.

 

Serviço de apoio

 

Os Sapems são a porta de entrada para a rede de atendimento às mulheres em situação de violência, realizando atendimento psicossocial, atendimento social, psicológico e orientação jurídica, bem como encaminhamento para o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) e para outros órgãos competentes.

 

“Os Sapems são anexos às delegacias exatamente para fazer esse acolhimento inicial à mulher que chega com a demanda não só da violência doméstica, mas de outras violações de direitos, para fazermos o direcionamento para a rede de atendimento. Iremos encaminhar para o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher, caso necessário, ou para a Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante, em casos de mulheres em situação de risco iminente de morte. É uma conquista muito grande para nós, por estar numa área de maior incidência contra a mulher”, disse Karolina Aguiar, gerente do projeto Nova Rede Mulher da Sejusc.

 

Além desses serviços, a rede também conta com o Serviço de Apoio à Mulher, Idoso, Criança e Pessoa com Deficiência (Samic) – Casa de Maria, instalada em Itacoatiara, município distante 176 quilômetros de Manaus. Em abril deste ano, foi anunciada pelo Governo a instalação de mais seis Samics em outros municípios do estado.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.