Search
booked.net
Search
Close this search box.

Nos últimos três anos, Amazonas registrou mais de 1,9 mil desaparecimentos

(Foto: Reprodução / A Crítica)

*Franciane Silva da Redação Dia a Dia Notícia 

No ano de 2020, Manaus registrou 555 desaparecimentos havendo uma queda de 39,89% em relação ao ano de 2019, onde foram registrados 851 desaparecimentos. Já no ano de 2021, entre os meses de janeiro a agosto foram registrados na capital 327 desaparecimentos. Ao todo entre os anos de 2019 a 2021 foram registrados na capital 1.733 casos de desaparecimentos, já no interior foram registrados 254, totalizando 1.987 desaparecimentos no estado do Amazonas nos últimos três anos.

Em levantamento realizado pelo Dia a Dia Notícia, com base em dados obtidos através da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), foi constatado que os índices de desaparecimento na capital do estado são maiores entre homens com idade de 35 a 64 anos, representando 20,66%  de casos registrados entre 2019 a 2021.  No interior do Amazonas, os municípios que apresentam os maiores índices de desaparecidos nos últimos três anos são Iranduba com 63 desaparecidos e Rio Preto da Eva com 33 casos registrados.

Entre as mulheres, a maioria dos desaparecimentos são entre crianças e adolescentes com faixa etária de 12 a 17 anos, totalizando 171 registros. Mulheres entre 18 a 24 anos também apresentam um número significativo, com 137 desaparecimentos, os dados são referentes a cidade de Manaus. Através dos registros não é possível identificar o que levou ao desaparecimento, porém de modo geral alguns dos motivos podem estar relacionados com desavenças familiares, viagens sem aviso prévio ou em decorrência de problemas psiquiátricos.

No caso dos desaparecimentos de crianças e adolescentes, alguns casos se enquadram como fuga do lar, conflitos familiares, relacionamentos proibidos ou envolvimento com atos ilícitos, de acordo com a SSP-AM.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizou no mês de junho, a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas em todos os Estados e no Distrito Federal, a campanha possibilita a identificação de pessoas desaparecidas por meio de exames e bancos de perfis genéticos. No Amazonas, a Policia Civil do Amazonas (PC-AM) por meio da Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops) incentivou a população que possuem familiares desaparecidos a realizarem a doação do material genético para o banco de dados.

(Foto: Erikson Andrade / SSP-AM)

Para registrar um caso de desaparecimento, não é necessário esperar 24 horas. Ao se constatar uma ausência fora da rotina, familiares ou pessoas próximas podem comparecer em qualquer delegacia, também é possível que o BO possa ser realizado através do site da Polícia Civil. É importante que sejam fornecidas informações como a roupa que a pessoa estaria vestindo e características físicas, tatuagens, cicatrizes e que seja fornecida uma foto recente.

Desaparecimentos

Alguns casos chamam bastante atenção pela forma que ocorreram e por não terem sido solucionados até o momento, como é o caso de Shara Ruana, um dos mais conhecidos da capital Amazonense. O desaparecimento ocorreu quando a criança saiu para comprar pão no bairro Betânia, Zona Sul de Manaus. Desde então ela nunca mais foi vista, o caso ocorreu a 14 anos no dia 28 de outubro de 2007. A menina usava uma bermuda laranja, uma blusa azul e chinelos de dedo, a família busca até os dias de hoje por Shara Ruana.

(Foto: Reprodução / Arquivo pessoal)

Outro caso é de Erlon Gabriel de apenas dois anos de idade, que desapareceu no dia 06 de fevereiro de 2020 enquanto brincava em frente de casa na Comunidade União da Vitória, bairro Tarumã -Açú localizado na Zona Oeste de Manaus. Segundo relatos da mãe da criança Maria Dias, o menino sempre brincava em frente a residência que morava e que em um momento de distração acabou desaparecendo. Na época entre as suspeitas estavam que a criança teria sido sequestrada ou que teria caído em um rio próximo a sua residência, porém nenhum corpo foi encontrado.

(Foto: Reprodução / Redes sociais)

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.