*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra dois homens que se identificam como amazonenses e aparecem fardados e armados na Ucrânia, onde afirmam estar se preparando para atuar no conflito entre o país e a Rússia. Na gravação, eles mandam abraços para familiares e moradores do bairro Cidade Nova, na zona Norte de Manaus, e dizem que pretendem retornar ao Estado após a experiência no país.
A presença de brasileiros no conflito entre Rússia e Ucrânia envolve riscos de morte, ferimentos e desaparecimento.
O número exato de brasileiros que atuam atualmente na guerra não é divulgado pelo governo brasileiro, mas dados do Ministério das Relações Exteriores apontavam, em julho de 2026, 35 brasileiros mortos e outros 92 desaparecidos desde o início do conflito, em fevereiro de 2022.
Entre os amazonenses que já estiveram envolvidos na guerra está Renato Belém, de Manaus, que passou meses na linha de frente antes de retornar ao Amazonas. Ele relatou experiências vividas durante o período em que atuou no conflito e as dificuldades enfrentadas após deixar a região.
Outro amazonense que teve participação na guerra é Dimitri Alves, natural de Carauari, no interior do estado. Ele chegou a relatar experiências em missões de combate na Ucrânia e posteriormente deixou o país.
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) orienta que brasileiros não participem de conflitos armados no exterior e alerta para os riscos relacionados à atuação em zonas de guerra.
