Search
booked.net
Search
Close this search box.

MPF recomenda ações para retirar grileiros de terras públicas no Amazonas

O Ministério Público Federal (MPF) do Amazonas recomendou ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) medidas para promover a retirada de grileiros de terras públicas ocupadas irregularmente no Estado, conforme a matéria do Valor Econômico.

O documento foi encaminhado nesta sexta-feira, um dia depois de a Polícia Federal (PF) deflagrar uma operação que teve como alvo uma organização criminosa suspeita de invadir e desmatar terras de domínio federal localizadas na região sul do Amazonas.

De acordo com a apuração que deu origem à Operação Constantino, o grupo contava com apoio de servidores públicos do Incra. O objetivo das invasões era usar terras para atividades ligadas à pecuária.

O MPF recomenda que medidas para efetivar a retirada dos grileiros comecem em até 90 dias com o prazo máximo de execução de um ano. O Incra no Amazonas também deverá, no prazo de dois anos, promover assentamentos nos lotes que forem liberados.

Outra medida recomendada é a realização de uma auditoria para identificar eventuais irregularidades cometidas pelas equipes locais de servidores do Incra na gestão do Projeto de Assentamento Monte e em outros projetos da região.

A Operação Constantino envolveu o cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão nas cidades de Rio Branco (AC), Manaus e Boca do Acre (AM). A Justiça determinou o sequestro de bens dos investigados em cerca de R$ 17 milhões. As ordens judiciais foram expedidas pela 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas.

De acordo com a PF, o grupo invadiu e se apropriou de ao menos 9 mil hectares de terras pertencentes à União, onde foi identificada ação de desmatamento que atingiu mais de 4 mil hectares.

Para o MPF, a omissão do Incra em supervisionar o Projeto de Assentamento Monte tem causado danos ao meio ambiente.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.