Por intermédio da Promotoria de Justiça de Lábrea, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) elaborou um procedimento para esclarecer sobre o abandono da construção da escola localizada no Km 26 da BR 230 – Rodovia Transamazônica. O promotor de Justiça Sylvio Duque Estrada quer verificar quais medidas estão sendo ou devem ser adotadas pelo Poder Público a fim de possibilitar o término da obra.
“Chegou ao conhecimento do MPAM a existência de uma escola municipal inacabada. Em diligência no local, realizada no dia 26/07/2021, constatou-se a procedência da informação, tendo sido encontrada uma construção inacabada, na forma de quatro construções em estado de abandono e depreciação, com telhas quebradas e ainda com palafitas para suportar a laje. Aparentemente a situação de abandono perdura por anos”, observou o promotor de Justiça Sylvio Duque Estrada.
Em conversa com os moradores locais, o promotor de Justiça foi informado que o novo prédio se destinaria a absorver os alunos da Escola Municipal São Pedro, que funcionava ao lado da construção, e se encontra desativada. Segundo informações dos moradores da área, as crianças da região estão estudando na Escola Municipal Santa Helena, que fica a cerca de dois quilômetros de distância e dispõe de apenas duas salas dispostas em uma estrutura em palafita, sendo que, uma delas não conta com iluminação.