Search
booked.net
Search
Close this search box.

MPAM investiga alta mortalidade de periquitos na avenida Ephigênio Salles por colisão com veículos em Manaus

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) dará continuidade à investigação sobre o elevado número de mortes de aves causadas por veículos em alta velocidade na avenida Ephigênio Salles, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. Diariamente, milhares de periquitos tomam os céus e árvores que ficam na via e chamam atenção de quem passa pelo local.

As aves ficam no canteiro central da avenida, que é bastante movimentada. Durante os voos, algumas aves são atingidas por veículos. O lugar já foi sinalizado pra diminuir os acidentes.

A portaria sobre a continuidade das investigações foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPAM no 2982, dessa terça-feira(10).
De acordo com o inquérito n° 01.2024.00002557-0, assinado pelo promotor de justiça Carlos Sérgio Edwards de Freitas, o documento visa prosseguir na investigação que determina dá continuidade à apuração ao relato do alto índice de morte de aves ocasionada por veículos em alta velocidade na avenida Ephigênio Salles – área nobre da cidade cercada por condomínios, inclusive de alto padrão.

Em 2014, o MPAM já tinha instaurado um inquérito para apurar a causa da morte de aproximadamente 200 aves de asa branca por causa de envenenamento. E logo após 2 anos, em 2017, voltaram a ser encontrados mortos.

Na época a Secretária de Estado do Meio Ambiente (Sema) lançou uma campanha para alertar a população sobre a importância de proteção aos periquitos asa branca.
Segundo a lei federal n° 5.197, de 3 de janeiro de 1967, os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha. O intuito da Lei é evitar a morte das aves e protegê-las.

O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), especialista em pássaros, Mário Cohn Haft, afirmou em reportagem ao G1 Amazonas, em março de 2023, que os periquitos de asa branca apareceram na área urbana de Manaus, pela primeira vez, em 2011, e foram atraídos pelos pés de manga da cidade.

Por causa de uma safra de manga fora do normal, eles vieram em grande número pra capital. Os periquitos passaram a dormir nas árvores que tem nesse trecho da avenida efigênio sales, um importante corredor viário de Manaus.

Ainda segundo ele, as aves chegam em outubro e ficam até março. Depois voltam pra casa que é na região de várzea, às margens do Rio Amazonas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.