*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) dará continuidade à investigação sobre o elevado número de mortes de aves causadas por veículos em alta velocidade na avenida Ephigênio Salles, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. Diariamente, milhares de periquitos tomam os céus e árvores que ficam na via e chamam atenção de quem passa pelo local.
As aves ficam no canteiro central da avenida, que é bastante movimentada. Durante os voos, algumas aves são atingidas por veículos. O lugar já foi sinalizado pra diminuir os acidentes.
A portaria sobre a continuidade das investigações foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPAM no 2982, dessa terça-feira(10).
De acordo com o inquérito n° 01.2024.00002557-0, assinado pelo promotor de justiça Carlos Sérgio Edwards de Freitas, o documento visa prosseguir na investigação que determina dá continuidade à apuração ao relato do alto índice de morte de aves ocasionada por veículos em alta velocidade na avenida Ephigênio Salles – área nobre da cidade cercada por condomínios, inclusive de alto padrão.
Em 2014, o MPAM já tinha instaurado um inquérito para apurar a causa da morte de aproximadamente 200 aves de asa branca por causa de envenenamento. E logo após 2 anos, em 2017, voltaram a ser encontrados mortos.
Na época a Secretária de Estado do Meio Ambiente (Sema) lançou uma campanha para alertar a população sobre a importância de proteção aos periquitos asa branca.
Segundo a lei federal n° 5.197, de 3 de janeiro de 1967, os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha. O intuito da Lei é evitar a morte das aves e protegê-las.
Por causa de uma safra de manga fora do normal, eles vieram em grande número pra capital. Os periquitos passaram a dormir nas árvores que tem nesse trecho da avenida efigênio sales, um importante corredor viário de Manaus.
Ainda segundo ele, as aves chegam em outubro e ficam até março. Depois voltam pra casa que é na região de várzea, às margens do Rio Amazonas.