*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu um procedimento preparatório para apurar um possível ato de nepotismo por parte da vereadora Glória Carrate (PL). A parlamentar teria nomeado irregularmente sua “cocunhada” Verônica Souza da Silva, esposa do irmão do ex-deputado Miguel Carrate, seu marido, para o cargo de assistente parlamentar comissionado na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A nomeação de parentes próximos é vedada pela administração pública.
A portaria que pede a apuração foi publicada no Diário Oficial do MPAM dessa terça-feira (17/1), assinado pela promotora Cley Barbosa Martins. A publicação se originou de uma notícia de fato registrada na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Governo Federal (Fala.BR). A promotora requisitou à Câmara Municipal, com urgência, a cópia do Termo de Posse e Declaração de Aptidão Legal para a Posse em Cargo de Comissão, ou documento similar que declare que Verônica não possui impedimentos para assumir o cargo comissionado.
Vereadora Glória Carrate é condenada a pagar R$3,3 milhões aos cofres públicos do Amazonas
Em sessão, vereadora critica cena de beijo do BBB21 por considerar ‘desrespeitosa’
Os fatos narrados na notícia de fato devem ser apurados nos próximos 60 dias. Glória Carrate, caso o nepotismo seja confirmado pelas investigações, pode responder por improbidade administrativa.