*Da Redação Dia a Dia Notícia
A viagem pessoal do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), à ilha de St. Maarten, no Caribe, amplamente divulgada pela imprensa e que causou grande alvoroço nas redes sociais, está sob a mira do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), após denúncias serem protocolizadas no parquet, em razão de possível custeamento com dinheiro público.
As denúncias foram recebidas, autuadas e encaminhadas pela Secretaria-Geral do órgão ao Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC) para distribuição às Promotorias de Patrimônio e posterior instauração de Notícia de Fato (fase inicial).
A apuração busca esclarecer se a viagem de David Almeida, como alegam as denúncias, teve as despesas custeadas por fornecedores que mantêm contratos vigentes com a prefeitura, conforme divulgado. Caso confirmadas, as condutas poderão se configurar como crimes de corrupção passiva, peculato, improbidade administrativa e lavagem de dinheiro, entre outros.
Uma das denúncias formalizadas foi a do presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Coronel Rosses (PL), no início desta semana. No MP-AM, o parlamentar revelou que vem sendo cobrado pela sociedade a respeito da viagem do chefe do Executivo, que, segundo a denúncia dele, teria viajado em avião particular e feito gastos vultosos na cidade.
A representação do parlamentar municipal, integrante da oposição na CMM, pede esclarecimentos sobre os gastos da viagem, incluindo detalhes sobre passagens, hospedagens e outros custos, enfatizando a necessidade de responsabilidade no uso de recursos públicos, especialmente em um momento de desafios econômicos para a cidade.
Leia mais:
David Almeida é vaiado em evento na avenida das Torres: ‘Vai pro Caribe, prefeito!’
Vídeo mostra primeira-dama de Manaus curtindo festa em clube luxuoso no Caribe