*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um fenômeno chamou atenção dos moradores de Barreirinha (a 512 quilômetros de Manaus), interior do Amazonas. Um redemoinho se formou, na tarde de domingo (16), no Porto do Pucu. O fenômeno surgiu de repente e pôde ser visto por várias pessoas no local, que registraram o momento.
Segundo testemunhas, o redemoinho apareceu rapidamente e se deslocou em direção à margem do rio. Apesar do susto, os ventos eram fracos e só levantaram poeira e objetos leves, como a tampa de isopor de um ribeirinho que estava próximo.
“Vai levar o vovozinho” Brincou o homem que filmava o momento em que o redemoinho avançava “levou o cabelo do Alemão” disse outra voz durante o registro das imagens.
O professor José Augusto Veiga, do curso de Meteorologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), explicou que o fenômeno é conhecido como Dust Devil. Ele costuma acontecer em dias muito quentes, com pouco vento, quando o ar perto do solo esquenta rápido e sobe girando.
Ainda segundo Veiga, esse tipo de redemoinho pode ocorrer em qualquer cidade com forte calor e solo seco. São eventos rápidos, de baixa intensidade e sem potencial destrutivo.
*Com informações do G1
Ver essa foto no Instagram
