Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ministro do STF atende Polícia Federal e determina bloqueio do Telegram em todo o Brasil

Foto: Dado Ruvic/Reuters
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o aplicativo de mensagens Telegram seja bloqueado em todo o território brasileiro. O magistrado atende a um pedido da Polícia Federal (PF), a qual afirma que a empresa controladora do aplicativo não atendeu a várias decisões judiciais pedindo o bloqueio de perfis disseminadores de notícias falsas, incluindo o do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

Segundo apurou a TV Globo, a ordem foi encaminhada a plataformas digitais e provedores de internet, as quais estão sendo notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Na decisão, Moraes afirma que o aplicativo “em todas as oportunidades, deixou de atender ao comando judicial, em total despreso à Justiça Brasileira”.

A Polícia Federal destacou que o Telegram usa uma “atitude não colaborativa” com as autoridades, propiciando “um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.

“O desrespeito à legislação brasileira e o reiterado descumprimento de inúmeras decisões judiciais pelo Telegram – empresa que opera no território brasileiro, sem indicar seu representante – inclusive emanadas pelo Supremo Tribunal Federal – é circunstância completamente incompatível com a ordem constitucional vigente, além de contrariar expressamente dispositivo legal”, afirmou o ministro.

*com informação de g1 Política

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.